segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Dengue o combate é no dia a dia"

A ESF 55 estará realisando palestra para o combate contra a dengue, a informação é a principal fonte de combate contra a doença, todas as pessoas podem e deve fazer a sua ação para combater o mosquito da dengue. portanto 90% dos lugares onde a fêmea do Aedes aegypti encontra água parada para botar seus ovos ficam em residências.
Vejam algumas dicas para combater o mosquito:
  1. Lave bem o bebedouro do seu animal;
  2. Garrafa de boca para baixo;
  3. Cuidado com os objetos jogados no quintal;
  4. Coloque todo o lixo em sacos plásticos;
  5. Olhe as calhas ( bicas ) de vez enquando e tire toda a água;
  6. O vaso sanitário exige cuidados especiais ( não esqueça de deixar a tampa fechada ).
Estou com dengue e agora.

Em média os sintomas da dengue começam a aparecer 5 ou 6 dias depois da picada. Os mais comuns são:
  1. Febre;
  2. Dor de cabeça;
  3. Dores no corpo;
  4. Manchas vermelhas na pele;
  5. Sangramento ( principalmente nas gengivas ).
Atenção 

Se os sintomas da dengue começarem aparecer, procure logo o serviço de saúde mais próximo. Nunca tome remédios por conta própria. Além disso quem está com a doença precisa repousar e beber bastante liquido.


ESF 55 SAÚDE E INFORMAÇÃO
SAÚDE É QUALIDADE DE VIDA




quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ESF 55: Combatendo Preconceito Contra Hanseniase

No dia 28 de janeiro de 2011 a Estratégia Saude da  Familia 55. Realizou atividades junto com a comuidade, para combater o preconceito e controlar a hanseniase no municipio de Timon pois em 2010 foram detectados 191 novos casos. Na semana Mundial e Nacional de combatte contra a Hanseniase equipe 55 com parceria com o MORHAN - Núcleo Timon e tivemos como voluntáros, os ACS,s Yglesia e Maria José. O evento teve a participação de toda a comunidade do bairro cidade nova. 
As atividades foram desenvolvidas com palestras, teatro de bonecos do MORHAN-TIMON e grupo de dança do Nezinho que representou a sagra do boi brilho da ilha e o grupo de HIP-HOP Anjos do Hap.
Agradecemos a todos que participaram das atividades, a ESF 55 acreditamos que podemos combater a Hanseniase e acabar com o preconceito que estigmatiza as pessoas atingidas pela  doença.  












ESF 55 SAÚDE É QUALIDADE DE VIDA